Quantcast
Channel: público – Aventar
Viewing all articles
Browse latest Browse all 76

Adenda, com sete imagens, ao meu artigo de hoje no Público

$
0
0

Na passada sexta-feira, dia 24 de Abril de 2020, ao fim da tarde, enviei para publicação o meu artigo de hoje no Público. Nos anexos, incluí algumas imagens. Entre essas imagens, encontrava-se esta:

Trata-se de uma imagem deste texto de 19 de Abril de 2020, protagonista do meu artigo de hoje. Como vêem, lá está o vêem de Vital Moreira na quarta linha.

Aumentado, para aqueles que não o vêem bem:

Como refiro hoje, aquando do envio para publicação deste meu outro artigo no Público que tanto incomodou o ex-eurodeputado, adoptei exactamente o mesmo procedimento.

Eis a imagem da discórdia, do texto de 17 de Abril de 2020:

Lá está o lêem, na quinta linha a contar do fim.

Aumentado, para os que lêem esse lêem com alguma dificuldade:

Esperemos que não se repita agora este infundado choradinho de Vital Moreira

(para quem não souber, o “espontâneo contraditor” sou eu).

Aqui fica a imagem, captada no meu computador, do blogue Causa Minha Nossa, hoje, às 06h59 de Bruxelas, ou seja, 29 minutos depois de o meu artigo de hoje no Público ter visto a luz do dia. O relógio do meu computador, com hora de Bruxelas, está ali em baixo. Sim, à direita. Como podeis verificar, o vêem mantém-se lá, com o seu acento circunflexo.

Aumentado, para aqueles que não o vêem bem:

O relógio do Público, como podeis ver, indica 05h30, hora de Portugal continental e da Madeira (esta imagem não entra nas contas do título).

Neste exacto momento, são 07h18, hora de Bruxelas (06h18 de Portugal continental e da Madeira). Este texto vai sair às 09h00 de Bruxelas (08h00 de Portugal continental e da Madeira). Só não sai já, porque este blogue é efectivamente colectivo e tem regras.

Agora, vou acabar o meu café. Depois, a meio da manhã, mais coisa, menos coisa, vou fazer um chá. Ficarei sentado, a bebê-lo, enquanto aguardo a retractação de Vital Moreira.

***

Nótula 1: Ao contrário do que escreve o antigo presidente da Comissão do Comércio Internacional do Parlamento Europeu, não tenho “lugar cativo no jornal Público“. Nem sequer o tenho aqui, no Aventar, onde de facto sou autor residente. Ando por cá há oito anos e o meu lugar está permanentemente à disposição. Além disso, no caso de ir ficando, garanto que nunca permitirei a transformação, pela calada ou explicitamente, deste nosso blogue colectivo em blogue individual. Se algum dia aqui ficar sozinho, fecho a porta. São feitios, eu sei, mas prefiro o meu.

Nótula 2: Os meus agradecimentos aos Tradutores Contra o Acordo Ortográfico por este apontamento. Principalmente, muito obrigado pelo vosso inestimável contributo para uma imagem cristalina e actual do impacto do Acordo Ortográfico de 1990 no “portuguez língua escripta” e não só. Sois como o Sam Shepard, descontraído a bebericar um chá no meu artigo de hoje: sois os maiores.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 76

Latest Images





Latest Images